quinta-feira, 10 de novembro de 2016

JORNAIS COMUNITÁRIOS SÃO HOMENAGEADOS NA CÂMARA LEGISLATIVA

*Por Rilton Serapião
Ataíde Santos blog do Ataíde / Ana Neves Jornal Espaço Mulher
Deputado Distrital Cláudio Abrantes, Acilino Ribeiro 

Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular e o Presidente 
da ASVECOM Edvaldo Brito Jornal Folha da Comunidade


A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou ontem dia 10 de novembro "O Dia dos Jornais Comunitários", proposta do deputado distrital Cláudio  Abrantes, que deu início a sessão solene dizendo  que a homenagem não chega nem perto do  reconhecimento realmente merecido para este segmento tão importante para a socidade.

A finalidade maior desta sessão  é dar visibilidade e reconhecimento aos Jornais Comunitários impressos  do Distrito Federal e ressaltar a importância de cada um dentro de suas cidades.

Acilino Ribero Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, desde que chegou ao governo do Distrito Federal, tem sido um grande parceiro deste segmento. Em sua fala diz que vai continuar lutando para alçarmos vôos mais altos.

O Presidente da ASVECOM Edvaldo Brito disse que os jornais comunitários buscam dar esse espaço aos moradores em um meio de notícias direcionadas que é respeitado pelos representantes do poder público. "Não somos protegidos e nem sustentados. Essa não é a nossa filosofia. O que fazemos é uma contrapartida em forma de comunicação." Edvaldo disse ainda que a luta é antiga, relembrou companheiros e o empenho de vários parlamentares em outras oportunidades.

Ana Neves, vice-presidente da ASVECOM, comentou como é complicado chegar ao produto final que é o jornal impreso. "Em 1990 ouvi dizer que os jornais comunitários estavam com os dias contados. Quanto tempo se passou e aqui estamos firmes e fortes". disse Ana. 

Em um veículo de comunicação desta categoria a seleção dos temas é feita com base nos critérios do Jornalismo comunitário e busca atender aos interesses de toda a comunidade e não apenas de um grupo específico. Sugestões dos repórteres seriam ingerências que descaracterizariam o jornal comunitário.

Nos jornais impressos comerciais, os bairros periféricos apenas aparecem em um caderno semanal, no único grande jornal local. São destacados temas que os editores julgam ser interessantes. O reconhecimento social é, portanto, negado aos moradores pelos meios de comunicação locais.


Mais fotos e informações ainda hoje no blog do Correio do Ônibus.


Rilton Serapião representando
Jornal de Empregos & Correio do Ônibus

Pastor Geraldo Gonçaves Jornal Brasília Noticias







Nenhum comentário:

Postar um comentário